Feliz 2020 + Estamos de volta + Receita de nosso Cold Brew

Bom dia coffee lovers.

Primeiramente a equipe Franck's Ultra Coffee deseja a todos um excelente ano de 2020.
Estamos de volta as atividades.

Os pedidos feitos durante o recesso de fim de ano começarão a ser despachados hoje (08/01/2020). 

A receita de nosso cold brew nunca foi segredo, pois explicamos ela para todos os nossos clientes. Percebemos que ela nunca foi divulgada por aqui, por isso vamos aos detalhes. 


Itens necessários:
- recipiente estreito e alto de vidro com capacidade para 1L que tenha uma boca ou tampa grande o suficiente para passar uma concha de sopa.
- 120g de café maturado em barril de whiskey Franck's Ultra Coffee
- Moagem super grossa dos grãos (lembrando sal grosso)
- Peneira de cozinha.

Preparação:
Comece peneirando o café moído. Por mais que o moedor de café seja preciso, sempre serão geradas partículas finas e neste método de infusão estas partículas finas são indesejadas pois amargam demais o produto final.
(Reserve o café peneirado e aproveite para fazer um café filtrado.)

O resultado final será de aproximadamente 100g de moagem grossa e peneirada.
Coloque estas 100g no fundo do recipiente de vidro e complete com 1 Litro de água filtrada e livre de cloro.

Deixe repousando em temperatura ambiente 4h com filme plastico ou uma tampa bem vedada. Isso irá facilitar a extração de dulçor potencial do café e adiantar sua decantação.

Após as 4h, mova delicadamente o balde para uma geladeira, verifique se a tampa está bem vedada para não passar gosto de geladeira para sua extração. Deixe por mais 12h na geladeira.

16 horas depois...

Extração:

Sem mexer muito, remova a tampa e vá colhendo o café extraído com uma concha por cima. Utilize a peneira sobre um filtro de papel de sua preferência e assim vá fazendo a filtragem do seu Cold Brew. Ao se aproximar da borra que já deve estar toda decantada no fundo, encerre a extração, o líquido contido no fundo estará muito amargo e deve ser descartado.
Esta borra pode servir de adubo.

Serviço:

Para uma experiência ainda mais interessante, você pode servir em copo de whiskey com gelo quadrado. 

 

Motivos para a escolha desse tipo de café:


O café maturado em barril de whiskey além de todas as características de café especial ainda contam com camadas adicionais de vanilina (composto aromático similar a baunilha mas natural do processo de tosta do barril de carvalho americano) além de lactonas (coco queimado) e eugenol (fruta passa bem madura).
Por todos estes motivos usamos este café na elboração do cold brew, pois 18h de café em contato com água fria proporcionam a obtenção desse tipo de extração de forma tão delicada.


ENJOY!

- Marcelo Franck