Coffee Drops - Receitas, dicas e notícias

Curitiba, 07 de Janeiro de 2023

Pessoal, aqui está uma receita do método Kalita que estamos apaixonados. Todo o potencial de frutado ou floral de um café vem em sua máxima expressão usando essa técnica que aprendemos com nosso amigo André do Art Café Brasil de Pelotas.

  • - Comece aquecendo 500 gramas de água a cerca de 95 graus Celsius.
  •  
  • - Moa 40 gramas de grãos de café em uma consistência média-fina, similar ao sal de mesa.
  •  
  • - Coloque o filtro Kalita no seu devido suporte de preparo e lave-o com água quente. Isso ajudará a remover qualquer sabor de papel do filtro e a pré-aquecer o recipiente.
  •  
  • - Descarte a água de lavagem e adicione os grãos de café ao filtro. Tape gentilmente os lados do recipiente para nivelar o leito de café.
  •  
  • - Despeje lentamente cerca de 200 gramas de água sobre o café em um movimento circular, certificando-se de molhar todos os grãos.
  •  
  • - Deixe o café "florescer" por cerca de 30 segundos. Este processo é também conhecido como blooming.
     
  • - Continue despejando lentamente o restante da água diretamente no centro do bolo tentando manter uma taxa de fluxo constante. O tempo total de preparo deve ser de cerca de 3-4 minutos.
  •  
  • - Quando o preparo estiver completo, remova o filtro e descarte os grãos de café.

  • Sirva e aproveite o seu café preparado com o método Kalita!

Lembre-se, essa é apenas uma receita geral e você pode precisar ajustar a temperatura da água, a relação café-água e o tempo de preparo de acordo com as suas preferências. Experimente e divirta-se!

 


Curitiba, 06 de Janeiro de 2023
 

Hoje vamos explicar passo a passo como fazer uma boa extração de café com uma cafeteira francesa.

Antes de começarmos, vamos rapidamente passar pelo que você vai precisar:

  • - Grãos de café frescos especiais, moídos grossos
  • - Água filtrada sem cloro
  • - Uma cafeteira francesa
  • - Uma balança (opcional, mas recomendada)

Agora, vamos começar!

Passo 1: Aqueça a sua água até ferver. Essa é a temperatura ideal para extrair os sabores dos grãos de café que foram devidamente torrados e não queimados.

Passo 2: Moa os grãos. Para uma cafeteira francesa, você vai querer usar uma moagem grossa. Busque uma consistência semelhante ao sal grosso.

Passo 3: Adicione os grãos de café à cafeteira francesa. Use uma balança para medir a quantidade desejada de café, ou use o método "scoop and level" (colher e nivelar). Sugerimos 40g de café para 400ml de água. Para um resultado final de aproximadamente 350ml.

Passo 4: Despeje a água quente. Certifique-se de saturar todos os grãos e dê uma mistura gentil.

Passo 5: Deixe o café em repouso por cerca de quatro minutos.

Passo 6: Pressione lentamente o êmbolo para separar os grãos do líquido. É importante extrair de uma vez só o café e homogeneizar essa extração em um bule antes de servir nas taças individuais.

Passo 7: Sirva e aproveite!



 



Curitiba, 13 de Dezembro de 2022

Você sabe como funciona uma cafeteira Moka?


Uma cafeteira Moka é um tipo de cafeteira que é usada para fazer café expresso.

É chamada assim porque foi inventada na cidade italiana de Mocha, que é famosa por seu café.

A cafeteira Moka funciona colocando água quente em um compartimento inferior e café moído em um compartimento no meio.

O vapor criado pela água quente passa pelo café moído, criando uma pressão que empurra o café expresso para cima e para um recipiente na parte superior da cafeteira.

É uma maneira fácil e conveniente de fazer café expresso em casa.


Macetes para extração de um melhor café na Moka

Existem algumas dicas e truques que você pode seguir para extrair um melhor café da sua cafeteira Moka:

  1. Use água filtrada ou mineral: a qualidade da água que você usa na sua cafeteira Moka pode ter um grande impacto no sabor do seu café. É importante usar água filtrada ou mineral para garantir que o sabor do seu café não seja prejudicado por impurezas na água tais como o CLORO, principalmente.

  2. Outra dica importante é usar café moído fresco. O café moído tem uma vida útil curta e perde rapidamente o seu sabor e aroma depois de ser moído. Portanto, é importante moer os grãos de café na hora de fazer o café para garantir que ele tenha o melhor sabor possível.

  3. Não coloque muito café: é importante não colocar muito café no compartimento da cafeteira Moka, pois isso pode impedir que o café circule livremente e resultar em um café amargo e com sabor ruim devido a sua super-extração. É melhor colocar uma quantidade moderada de café e ajustar a quantidade de acordo com o seu gosto.

  4. Limpe a sua cafeteira regularmente: é importante limpar a sua cafeteira Moka regularmente para garantir que ela funcione corretamente e para evitar que o sabor do seu café seja prejudicado por resíduos de café acumulados. É recomendável lavar a cafeteira com água morna e detergente e um pincel

  5. Por fim, para quem acha que a extração da Moka proporciona um café "queimado" ou excessivmente reduzido, sugerimos colocar um pequeno filete de agua gelada no compartimento superior, assim, logo que o café começar a verter pela torra, ele vai equilibrar com a água gelada e o restante da extração vai acontecer sem perder tanto vapor de água durante essa etapa final.

  6. Opcionalmente você pode encher a cuba da cozinha com agua, e assim que o café chegar no ponto de extração desejado, retire a Moka do fogão e coloque-a na água da cuba para que a extração seja interrompida o quanto antes.


 


 

Curitiba, 12 de Dezembro de 2022

Você já ouviu falar da V60? Pois aqui está uma receita básica para fazer café na V60:

  1. Comece aquecendo a sua V60 com água quente. Isso ajudará a manter a temperatura consistente durante o processo de extração. Escalde o papel da V60 e jogue a água fora.

  2. Enquanto isso, pese a quantidade desejada de café Franck's Ultra Coffee moído (de preferência na hora) e coloque-o na V60. Você pode usar diferentes proporções de café moído e água, dependendo do seu gosto pessoal.

  3. Adicione água quente sobre o café moído, começando pelo centro e trabalhando em círculos para fora. Isso ajudará a extrair o sabor do café de maneira uniforme.

  4. Deixe a água descer através do café moído e no recipiente abaixo. Isso pode levar alguns minutos, então seja paciente.

  5. Quando a água tiver passado completamente pelo café moído, retire a V60 do recipiente e desfrute de seu café fresco e saboroso.

Dica: experimente diferentes proporções de café moído e água para encontrar o sabor que mais lhe agrada. Também é importante usar café moído de alta qualidade e água filtrada para obter o melhor sabor possível.


 



Curitiba, 10 de Dezembro de 2022

Peneirando café com a Kruve
 

Você já ouvi falar de peneirar café moído? Aqui na Franck's Ultra Coffee nós gostamos muito de peneirar os café, principalmente para fazer prensa frances e extrações de cold brew coffee.


Você pode usar uma peneira normal de cozinha, e separar os 'fines' para fazer um filtrado depois, usando apenas a moagem grossa uniforme.

Para uma maior precisão e versatilidade de métodos de extração contamos com a Kruve sifter que é um dispositivo de peneiramento de café moído que oferece várias vantagens em relação ao peneiramento manual.

 


Primeiro, a peneira Kruve permite que você peneire o café moído com precisão, o que significa que você pode selecionar moagens de tamanho uniforme para obter um café mais consistente e saboroso. Além disso, a peneira Kruveé fácil de usar (leva cerca de 1 minutos batendo na mão) e mantém o local de trabalho limpo, pois o café moído é peneirado diretamente para o recipiente que você escolher. Isso facilita a limpeza e economiza tempo.


Outra vantagem da Kruve sifter é que ela permite que você ajuste o tamanho dos grãos de café que você deseja peneirar. Isso significa que você pode obter um café mais consistente e saboroso, independentemente do tipo de grão que você está usando.

Além disso, a Kruve sifter tem várias peneiras intercambiáveis, o que significa que você pode selecionar diferentes tamanhos de grãos para obter diferentes sabores e consistências. Isso é útil se você quiser experimentar diferentes receitas de café ou se quiser obter o melhor sabor possível de diferentes tipos de grãos.

A peneira Kruve sifter é fácil de usar e tem um design compacto, o que significa que é perfeita para uso em casa ou em viagens. Eis a tabela sugerida de lâminas da peneira para cada tipo de café.



 



Curitiba, 8 de Dezembro de 2022

RECEITA DE COLD BREW DO FRANCK

Aqui é o Marcelo Franck falando. Tenho recebido muitos pedidos de uma boa receita de Cold Brew pelo whatsapp e por e-mail. Então aqui esta a receita definitiva para todos que engajam com as publicações de alguma forma.

Está receita é original minha e não copiei da internet. Foram mais de uma dúzia de testes para servir em nossa cafeteria e os testes cegos contaram com a ajuda de clientes qualificados. 

 

Três pontos são fundamentais para resultar em um cold brew 'doce'. 

Café de qualidade com torra média; peneirar o café depois de moído grosso e não virar o pote para extrair o fundo. 

Vamos la

1o passo: você vai precisar de um pote de vidro que seja mais alto do que largo. Pode ser um como esse da foto e de preferência com tampa. 

 

 

 

2o passo: moer o mais grosso possível seu café de qualidade, em um moedor adequado. Considerando 100g de café para 1000ml de água mineral.

 

3o passo: usar uma peneira de cozinha e dar uma peneirada por uns 60 segundos nesse café moído grosso e tirar os 'fines' (você pode separar ele para fazer um filtrado depois).

 

Esse passo é MUITO IMPORTANTE pois assim nós retiramos da equação uma parcela dos cafés muito finos que iriam super-extrair, e potencialmente, elevar o amargor da extração final.

 

4o: colocar a moagem grossa no fundo da jarra e cobrir com a agua reservada 

(importante ser água filtra sem cloro ou água mineral)

 

5o: deixar o pote durante 4h em temperatura ambiente (com a tampa) e repousando.

 

6o: levar pra geladeira com cuidado pra nao agitar muito o fundo do pote.

7o: deixar 12h na geladeira.

 

8o: Finalizando o total de 16h, pode retirar da geladeira com cuidado para não chacoalhar o pote e ir preparar um filtro de papel pra filtrar esse cold brew (uma chemex pode ajudar mais ainda)

 

9o: Não virar o pote!! Colher o café por cima do pote com uma concha de sopa e ir colocando a extração no filtro de papel (uma peneira entre a concha e o filtro de papel ajuda a não saturar o filtro tão cedo)

 

10o: Conforme for chegando perto da borra a recomendação é não virar a jarra para extrair mais. Dispensar o que ficar no fundo da borra é fundamente para eliminar o amargor e potencializar ao máximo o dulçor que seu café pode proporcionar. 

 

Depois basta servir com gelo ou gotinhas de limão. Se tiver dúvidas ou quiser fazer colaborações pode responder para franck@fuc.com.br

 

 

Sobre a loja

A Franck's Ultra Coffee está localizada em Curitiba e produz desde Fevereiro de 2016. Todos os profissionais envolvidos são formados na área, fizemos nossos cursos no CoffeeLab da Isabela Raposeiras e realizamos intercambio cultural, profissional e técnico com cafés e torrefações do mundo todo. Trabalhamos com os melhores cafés disponíveis e compramos direto de produtores, pois simpatizamos com a política de Direct Trade, assim, os produtores são melhor remunerados e consigamos mais qualidade.

Pague com
  • Pix
Selos

Marcelo Franck Barboza - CAFÉ - CNPJ: 27.054.807/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2023


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade